Somos mais de 8.500.000 de empreendedores artesanais

A 8ª edição da Pesquisa de Informações Básicas Municipais – MUNIC / 2009, realizada pelo IBGE, alcançou os 5 565 municípios brasileiros. Com interesse no perfil dos municípios, os questionários foram aplicados junto aos representantes das prefeituras. Assim, a investigação focou na administração pública municipal buscando dados sobre o prefeito, legislação, educação e, entre tantas outras, a cultura. Com a única pergunta elaborada no Bloco 10 / Cultura, MUNIC / 2009, o IBGE levantou os dados sobre o segmento nos 5 565 municípios, conforme segue. Assinale com um X, até três alternativas, os artesanatos desenvolvidos no município, levando em consideração os de maior quantidade produzida 1. Conceitualmente, o artesanato foi considerando como sendo atividade artesanal, mais relacionado aos saberes e fazeres das comunidades, desconsiderando o artesanato contemporâneo. Ficou assim orientada a pergunta: Artesanato é o trabalho preponderantemente manual, realizado por artesão cujo conhecimento e modos de fazer estão enraizados no cotidiano das comunidades 2.

instituto produzir blog artesanato

Com isto, esta categoria passa a ter uma investigação mais apurada sobre sua distribuição espacial no território nacional. Mais especificamente, em 3.736 municípios foi identificado a incidência da organização de grupo artesanal, a mais numerosa identificado entre outros 15 grupos artísticos 3 pesquisados. Então a atividade artesanal passa a ser amplamente divulgado na Internet, sendo muitas vezes quantificada em 8.500.000 4 de artesãos envolvidos na atividade. Ainda, é divulgado que este segmento chega a movimentar até R$ 52 bilhões por ano, como apresentado na pesquisa do Vox Populi de 2010, encomendada pelo Central Mãos de Minas / Instituto Centro Cape.

A partir dos resultados acima, pode-se concluir que em 2013 o número de empreendedores da atividade artesanal é bem superior aos 8.5 milhões citados por diversas entidades. Ainda, maior há de ser o movimento financeiro anual, posto que na pesquisa do IBGE não considerou os produtores artesanais do segmento gastronômico e mais as atividades artesanais contemporâneas. Para reforçar, basta observar os diversos serviços prestados nas feiras de artesanato e gastronomia bem como a movimentação de mercadorias artesanais, somado a estes eventos de alcançe municipais, regionais e nacional, temos ainda, as diversas lojas físicas e virtuais, escolas de artesanato, vídeos, etc, o que certamente eleva ainda mais os números.

Logo, podemos constatar que os empreendedores artesanais formam admirável capital humano com alto potencial político, dado ao grande poder agregador de valor capaz de movimentar dezenas de bilhões de reais, aptos a preservar o patrimônio cultural dos brasileiros e a gerar conhecimento, bem como a inspirar bons exemplos de movimentos sociais.

Olá! Meu nome é Ronildo Ted Machado.

Sou Turismólogo, empreendedor social, entusiasmado com tecnologia digital, deslumbrado com o potencial do turismo e da arte e cultura. Viajemos!

1 Disponível em www12.senado.leg.br/Municipais 2013 Munic 2009;

2 Opções para preenchimento: Bordado; Barro; Couro; Fios; Fibras vegetais; Frutas e sementes; Madeira; Material reciclável; Metal; Pedras preciosas; Tecelagem; Tapeçaria; Renda; Vidro; Conchas; Culinária típica. (IBGE 2009)

3 Grupos artísticos: Teatro; Manifestação tradicional popular; Cineclube; Dança; Musical; Orquestra; Banda; Coral; Associação literária; Capoeira; Circo; Escola de samba; Bloco carnavalesco; Desenho e pintura; Artes plásticas; Artesanato e Outros. (IBGE 2009).

4 Disponível em http://www.planejamento.gov.br/secretarias

Instituto Produzir

Instituto Produzir Turismo e Produção Associada. Organização nacional promotora do turismo, da arte e do artesanal. Sem fins lucrativos.

Compartilhe: